Projetos Grandes ações realizadas pela SERNI.
Feature image
  • Data 14 de Maio de 2011

Peer Education

O Projeto realizou-se em uma escola de ensino público, dividindo-se em 5 sábados. Com cartazes e anúncios semanais dentro das salas de aula, tentamos atrair o maior número de jovens possível. Abordamos diferentes temas divididos entre esses sábados, tentando tanto passar as informações que nós tínhamos quanto ouvir as experiências dos alunos, entendendo seus principais erros e dúvidas. No geral, o Projeto foi bastante proveitoso e acreditamos ter passado várias informações válidas para os alunos.

Aos sábados, iniciávamos com um lanche para os participantes.Após isso, começávamos com uma dinâmica de apresentação, a Dinâmica das Rimas, na qual o participante diz o nome e tenta rimar com algo, assim, podemos ter um tratamento mais pessoal e criarproximidade. Além disso, fizemos um dinâmica com balões também visando ao aumentoda proximidade. No primeiro sábado, abordamos Sexualidade com noções gerais a respeito do corpo humano. Utilizamos uma cartolina e pedimos para que eles desenhassem um homem e mulher nus e depois apresentassem para o grupo, dizendo a função daquela parte do corpo. Conseguimos, com isso, entender as principais dúvidas e iniciamos uma discussão. No segundo momento, utilizamos casos reais e pudemos discutir sobre eles. No segundo dia, o tema foi Homofobia, abrimos a roda de discussão com mais casos e pudemos tentar entender a realidade deles, deixando todos emitirem suas opiniões, mas tentando direcioná-los para uma percepção de respeito e legislação. No terceiro dia, abordamos tanto Gravidez na Adolescência quanto DSTs e problemas relacionados ao sexo, podendo perceber as inúmeras dúvidas e o conhecimento prévio que muitos já possuíam. Utilizamos slides para uma melhor percepção de anatomia e sempre tentávamos orientá-los a procurar um médico. No quarto sábado, para discutir o tema de Prevenção das drogas, recorremos novamento aos casos reais e utilizamos um jogo de Verdade ou Mito, lendo uma informação, pedindo para eles constatarem a veracidade ou não dela e explicando ao final. No último dia, abordamos sobre Autoestima e Perspectiva de Futuro, realizamos a dinâmica do Jogo do Espelho para que eles refletissem sobre características positivas para si próprios e a Dinâmica do Patinho.

Tweets
    © 2012 SERNI- All rights reserved.